quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
"Água para elefantes"
Voltando aos livros eu acabei de terminar a leitura de "Água Para Elefantes" e estou encantada. O livro é lindo, de uma maneira diferente da que eu imaginava!
Jacob é um homem de 90 ou 93 anos ( o próprio sempre fica em dúvida sobre qual é sua idade. Só temos certeza se é 90 ou 93 no final do livro) e vive em uma casa de repouso. É difícil para ele passar seus dias ali, quase sempre sendo tratado como um inválido, exceto pela doce enfermeira Rosemary. Os dias são monótonos e, Jacob não vê muita graça neles. Até que o circo chega à cidade.
Com a iminente visita ao circo ele relembra sua juventude. Como aos 23 anos dentro de um circo. Lá, ele conhece Marlena, a bela estrela do número com os cavalos e, esposa de August, o temperamental chefe do setor de animais. Também conhece e se apaixona por Rosie, a elefanta que parece incapaz de aprender qualquer coisa.
Eu imaginava que esse livro fosse lindo, mas ele conseguiu me encantar mais do que imaginava.
A história de vida de Jacob é uma linda e emocionante lição. Sara Gruen soube colocar todos os elementos necessários a uma boa história e os dosou na medida certa. Ação, drama, romance, tudo se combina de maneira impecável. E tendo o circo quase como mais um personagem, só fez somar.
A parte da história que é retratando a vida de idoso de Jacob é de uma sensibilidade absurda. Parece que a autora realmente estava na pele de um homem velho, que não é o mesmo de antigamente, mas está longe de ser senil. Senti muita tristeza por ele. A vida às vezes é cruel demais.
Tenho que ressaltar que achei a Rosemary uma graça. A única enfermeira que parece realmente enxergar o Jacob. O trata bem, mas não é excessivamente subserviente.
Poderia passar o dia falando de cada personagem e de cada situação do livro, mas o que vale a pena dizer é que cada hora que passei lendo Água Para Elefantes foi bem gasta. Uma história linda, com personagens bem desenvolvidos e um desfecho... Tem que ler para saber.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário